do Portal PQN Notícias

Gerações de “nativos digitais” demandam aulas diferenciadas que estimulem a troca de conhecimento e construção de sua autonomia; Aplicativo educacional VMobile contribui para aproximar alunos e instituições de ensino

“Mudar é difícil, mas é possível”. Já dizia o grande pensador Paulo Freire a respeito dos desafios da educação. As atuais gerações têm trazido à tona novas necessidades e discussões a respeito da padronização do ensino. A palavra “padronização”, neste caso, pode inclusive cair em desuso, porque cada vez estes alunos demandam técnicas customizadas e inovadoras, ao invés de fórmulas-padrão.

Assim, a antiga arte de ensinar e aprender toma diferentes rumos e, em constante transformação, ganha uma forte aliada: a tecnologia. Este artifício, que já é íntimo das “gerações conectadas”, tem muito mais a oferecer do que se imagina e, por isso, professores e instituições de ensino têm buscado cada vez mais compreender e se adequar à rotina e estilo de vida de seus alunos. Para o CEO da empresa de TI Verga Sistemas, Willian Valadão, trata-se de uma relação de afinidade entre o aluno e a escola. “Eles acessam todo tipo de informação a qualquer hora e lugar, e isso não deve ser diferente dentro da escola. Portanto, as instituições devem estar atentas ao avanço das tecnologias e incorporá-las de forma satisfatória tanto para os alunos quanto para os professores e colaboradores”.

Para a professora Mônica Araújo, especializada em cultura escrita digital, as escolas precisam se ajustar aos moldes de seus alunos buscando promover maior interação entre os agentes educador/aprendiz. Segundo ela, de nada adiantarão novas ferramentas se forem utilizadas as mesmas concepções das “velhas”. “Novos instrumentos de ensino demandam novas estratégias de ensino”, reforça.

Diversas instituições enfrentam problemas ao tentar se aproximar de seus alunos, uma vez que há algum tempo deixaram de falar a mesma língua. “Se os alunos acessam sites de pesquisa e redes sociais de qualquer lugar, por que não acessar também as informações acadêmicas via mobile?”, questiona Valadão. Neste sentido, a Verga lançou o VMobile, um aplicativo inovador na área da educação, que tem como principal objetivo permitir que alunos e professores possam acessar de seus dispositivos móveis, de forma simples e rápida, as diversas informações de que necessitam. Com poucos cliques podem acessar seu calendário acadêmico, histórico escolar, notas e faltas, além de poder consultar sua situação na biblioteca e controlar sua situação financeira. Flexível, a ferramenta ainda é capaz de incorporar outras funcionalidades de acordo com a necessidade de cada instituição.

“De total controle sobre sua condição acadêmica e financeira, os alunos tendem a se organizar melhor, o que poderia, ainda, colaborar para a redução das taxas de inadimplência e evasão escolar, além de se aproximar de sua instituição. O VMobile se transforma em um canal de comunicação que os mantém conectados à instituição”, explica Valadão.

Veja a matéria original